Tendências

As tendências configuram-se como fenômenos sociais, demográficos, políticos, econômicos ou tecnológicos com alto poder de impacto em horizontes temporais futuros. A prospecção e o monitoramento desses fenômenos são práticas importantes para antecipação de mudanças, desafios e oportunidades para organizações, setores e territórios.

Estudos

Os Estudos viabilizam a compreensão de fenômenos diversos baseando-se em levantamento, análise, organização e síntese de conteúdos consistentes já publicados. Por meio desses, torna-se possível investigar problemas, realizar generalizações precisas sobre fatos de interesse e embasar a tomada de decisão.

Cenários

Neste caso são considerados, estudos de diversas variáveis qualitativas e quantitativas que predominem as situações presentes ou que venham predominar em situações futuras, assim dando suporte na predição e no planejamento de ações.

Pesquisas

Os estudos e pesquisas empresariais desenvolvidos pelo IEL visam subsidiar as empresas dos diversos segmentos da economia (indústria, comércio, serviço, escola e governo), com informações que apoiem o processo gerencial, através de levantamentos realizados por profissionais capacitados e compromissados com a ética e a transparência.

Big Data

Utilizada para chegar às melhores decisões estratégicas, a tecnologia de Big Data, em conjunto com as ferramentas de Business Intelligence e Inteligência Artificial, busca cruzar múltiplas fontes de dados (dados abertos do governo, pesquisas realizadas e internos de organizações) para desenvolvimento de modelos analíticos (descritivos, preditivos e prescritivos) para melhor tomada de decisão nos negócios.

Planejamento Estratégico

O Observatório realiza o planejamento estratégico de curto ou longo prazo para empresas, holdings, cadeias produtivas, associações, setores econômicos e produtivos, (estados e municípios), contribuindo diretamente para a redução das incertezas e para a antecipação das tomadas de decisões que envolvem o futuro de cada organização.